quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Divagações...



Estava dirigindo do trabalho pra casa, de repente aquele estouro:
- Que droga, o pneu de novo?
Era a terceira vez no mês que isto acontecia. Eu desci do carro, chutei o pneu o mais forte que pude. Senti que foi forte: quase desloquei o pé. Falando impropérios à máquina, como se ela tivesse culpa de alguma coisa... Eu não fizera a devida manutenção.
Bem, eu estava no meio do nada! Após o trabalho me resolvi por uma esticadinha, e fui dar umas voltas sem destino certo. O resultado não fora tão bom!
Eu ouço um barulho e me ponho a escutar. Por incrível que pudesse parecer... um carro, tal como o meu, se aproximava velozmente até certo ponto e... reduzia a marcha.
Olhei pro céu num gesto de "Obrigado, Deus!", enquanto o carro parava do meu lado.
- Algum problema amigo?
- Não, talvez de algum ponto de vista que agora não consigo enxergar!
- Pneu, né? Estepe?
- Não!
- Nossa! Olha, por que não vem até a cidade, não é muito longe, a gente leva o seu pneu, dá uma olhada, e depois voltamos pra buscar o carro!
- Nós?
Sob sol a pino eu comecei a suar gotas geladas!
- A menos que prefira ficar por aqui - disse olhando para o tempo. Por mim tudo bem.
Ia se voltando pro interior do carro, quando decidi agir.
- Tudo bem, mas, você teria um macaco aí? Eu não tenho um desses!
A pele ardia envergonhada, afinal, todo mundo tem um macaco no carro!
- De que mundo você saiu? Nunca vi um carro sem estepe e sem macaco!
- Tá vendo agora.
Enquanto eu sorria gostosamente, ele se ajeitou no banco do carro, pensou um pouco, saiu do veículo deu a volta e retirou o aparelho do porta-malas.
- Vamos lá então. Sabe usar um destes?
Disse, denunciando num sorriso, um sarcasmo que não me comoveu.
- Sim, claro! Dá aqui!
- Como pode andar por uma estrada destas?
- Não sei. Nem sei o que estava fazendo por aqui.
- Certo. Vamos lá, em alguns minutos estaremos de volta.
Nascia, nesse dia, uma longa história de amizade, que, como sempre, eu não pretenderia alongar por muito tempo. Mas, o tempo, ele se encarregara de todos os pormenores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário