quinta-feira, 11 de junho de 2009

Diálogos I


20/04/2001- 21h
...
Por duas vezes ameaça levantar-se, encontrando em ambas um impedimento enérgico. Decorrido algum tempo, a euforia provém, da vontade de se manterem o status quo; sentem-se alegres, embora internamente minados pelas muitas incertezas que invadem seus corações. Os argumentos começam a esgotar-se com rapidez e o esforço para se distraírem é cada vez maior.
- E se ela desistir? Se não mais quiser entregar o bebê?
- ?
- Ela pode desistir, não pode? Eu já tinha tantos planos, queria que ele fosse igual a você!
- Não! Nós não cometeríamos o erro de tantos pais. Não devemos impor as nossas vidas como meta ao nosso filho. Ele desenvolverá a sua própria personalidade. Se depender de mim – é claro que não devemos influenciá-lo -, será engenheiro, advogado ou, quem sabe, diplomata.
- Diplomata? Não me lembro de tê-lo ouvido falar em diplomacia anteriormente.
- Esse é um segredo meu... mesmo por que zombariam de mim: “Você? Diplomata?” Saiba que meu espírito aventureiro introvertido foi desenvolvido por Somerset Maugham, e a Diplomacia era a carreira indicada para a realização destes sonhos, pelo menos no quesito viagens.
- E, por que não se tornou escritor, como ele?
- Escritor, eu?!?!? – risos. Cara, as palavras não seriam capazes de reproduzir meus pensamentos! Nem eu saberia reproduzi-los!
- Hummm, já é uma virtude socrática: “O saber consiste em saber que não se sabe.”
- Acho que é necessário muita coisa mais além disto!
- Você sempre me surpreende!
- Tenho um bom professor! – risos.
- Suas mudanças de gênio súbitas e constantes me encantam, sabia? Um momento pertence completamente ao passado... entonação da voz, idéias, ações e, de repente, vejo-te transmutado. Na faculdade, as vezes, analisávamos o problema e o que resultava dele, mas, as fases intermediárias são sempre bem mais interessantes...
- Agora me senti um terrível caso clínico... sem solução!
- Todos somos – risos. O que varia continuamente é o resultado desses efeitos sobre nossa psique. Venha cá, deixe de andar de um lado para o outro e sente-se aqui. Não me canso de dizer o quanto você é importante pra mim. Eu sou importante pra você assim?
- A minha forma de gostar é completamente singular, gosto de sua companhia, gosto de você. Freud deveria ter se aprofundado nas relações entre paciente e seus analista. É um problema tão importante quanto o que lhe deu origem...
- Sua dependência é tão acentuada assim?
- Bastante, é quase total...
- E qual das duas razões é a maior?
- As duas se completam e são inseparáveis. A segunda é quase filial, estou aprendendo contigo a falar e a viver com o mundo, a ser “sociável”, e minha gratidão se traduz na...
- Na...?
- É – risos. É lá que se realiza o mito de Aristófanes!
- Você tem uma boa memória.
- Não seriam bons sentidos? A excitação é singular, sou ao mesmo tempo teu amante e teu amigo!
- Que prodígio! Creio que agora não precise mais do amante, já tem ele por completo!
...

*MRP falece no dia seguinte às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário