sábado, 19 de setembro de 2009

5770! Shanah Tovah! Feliz Ano novo de 5770!

"...e o homem foi feito alma vivente..."  (Bereshit, Torá)

  Neste dia 18 de setembro, após o entardecer, as mesas postas com toalhas perfumadas, adornadas de pães e pratos especiais, doces, vinho, maçã e mel. A luz da vela, acesa por uma mulher consciente de seu papel no processo de humanização, iluminando os rostinhos das crianças ávidas pela doçura de uma vida plena e as faces dos anciãos marcadas de uma esperança que se renova a cada ciclo. Todos cantam, todos se abraçam no abraço humano, feito de calor e amizade, força e vida e todos ouvem o gemido do Shofar. É Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5770! Mas, ainda que comemorado apenas entre nós judeus, não é apenas uma Festa Judaica. É uma Festa da humanidade! Uma Festa em que se comemora o dia em que a Alma do Universo olhou um estranho ser na terra, nas regiões horizontais, nos vazios mesopotâmicos, um ser apavorado com os ruídos bestiais e com a escuridão noturna, escondido nos buracos em que se protegia dos uivos macabros, da densidade e das sombras, e o tomou pela mão...Neste dia, a Ruach haElohim (o elemento feminino do Eterno) o tomou pela mão e o colocou em pé, olhou nos seus olhos esbugalhados, nos seus lábios cortados e aproximou-se dele, beijando-o nas faces e soprando sobre ele aquele fogo de vida.  

  E assim, do encontro dessas forças da “Creação” com o estranho ser, e do beijo e do perfume do vento, surgiu Adam, a Humanidade, feita de pó e sangue, de fogo e vida, de medo e coragem, de fome e inteligência. Desse encontro surgiu “ish-ishá”, a Humanidade com suas faces masculina e feminina, com a força e com a poesia, com a guerra e com a música.E seus olhos se abriram para enxergar, e seus ouvidos para escutar e, erguendo-se, forte e vertical, suplantou o medo, venceu as bestas, transpôs obstáculos e foi dando nomes para tudo, porque tudo era seu. E cavou buracos no chão para dominar a semente. Ali estava ela, a Humanidade, criadora da beleza, porque são os olhos dela que criam a beleza. Ali estava ela, criando parâmetros de convivência, porque ela cria o Direito.E o homem (ish) e a mulher (ishá) desta Humanidade se olharam e inventaram brincadeiras, e descobriram que seus corpos se cobriam com um tecido finíssimo de pele humana, capaz de responder ao toque, ao beijo, ao sopro. E eles se olharam e viram que suas pupilas se dilatavam quanto mais se olhavam e que seus lábios se abriam quanto mais se tocavam. E a mulher (ishá) tomou o homem (ish) pela mão e, cantando, o ensinou a ser gente, o ensinou a descobrir segredos, a experimentar, a se mover. Agora ele era Adam (terra e sangue). E ele, o homem, abriu a sua boca para criar poesia intensa, chamando-a Havá (mãe da vida).Foi o primeiro Rosh Hashaná, o dia em que a Humanidade começou a ser a imagem e a semelhança do Eterno e, desde então, o homem deixou de rosnar para cantar. Desde então, ele deixou de fugir para enfrentar. Ele deixou de se esconder para dominar. 
  E trocou a cópula, instintiva, pelas expressões de amor e ternura, e deixou de cobrir a mulher para envolvê-la num manto de intensidade, fogo e vida. Foi em Rosh Hashaná que a humanidade se espelhou no Eterno!

Shanah Tovah! (Feliz Ano Novo)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário